Publicidade

Como remover os cravos em casa?

Se sua busca por uma pele perfeita é muitas vezes frustrada por um exército de cravos que simplesmente não param, não importa o quanto você aperte (FYI, não faça isso), você não está sozinho.

Acontece que todos nós somos muito obcecados por cravos. A mais prevalente da família das espinhas, ninguém está imune a essas pragas da pele e, no entanto, há muitos conselhos ruins por aí quando se trata de se livrar delas.

Há um hack obscuro de remoção de cravos à espreita em todos os cantos da internet, caso você queira procurá-los – mas tenha certeza de que toda vez que você tenta um, um dermatologista em algum lugar começa a chorar.

Publicidade

Então, há algo que possamos fazer para se livrar dos cravos sem sabotar a saúde da nossa pele? Claro – na verdade, as opções são muitas. Aqui, divulgamos as maneiras sensatas e aprovadas por especialistas para manter o nariz e o queixo agradavelmente limpos – sem necessidade de avisos de saúde.

O que exatamente são cravos?

Quando se trata de erradicar cravos, seu primeiro passo deve ser conhecer seu inimigo. Simplificando, os cravos são uma mistura de óleo e pele morta que se instalou em um poro e oxidou, que é o que cria a aparência preta.

De acordo com a especialista em cuidados com a pele, os cravos ocorrem “quando muito óleo é produzido dentro do poro, dificultando o fluxo do óleo para a superfície”.

Isso pode soar um pouco assustador, mas você estaria errado em pensar que os cravos são o resultado de uma pele suja. Na verdade, é um equívoco comum que uma pele com uma família de cravos é impura.

Os hormônios são os principais culpados por trás da produção excessiva de óleo, portanto, embora possa ser quase impossível impedir o desenvolvimento de cravos, você pode tomar algumas medidas simples para removê-los.

As melhores maneiras de se livrar de cravos

1. Atualize seu esfoliante

Tudo bem que passamos nossa adolescência esfregando um certo caroço de fruta em nossos narizes, mas agora sabemos melhor. Em vez de uma esfoliação física, que provavelmente só irritará a pele delicada, um esfoliante à base de ácido está perfeitamente equipado para dissolver óleo, sujeira e, sim, cravos.

Procure um produto que contenha um alfa-hidroxiácido – como o glicólico ou seu irmão mais suave, o lático – que ajudará a eliminar quimicamente as células mortas remanescentes da pele, evitando que o congestionamento ocorra em primeiro lugar.

2. Experimente o ácido salicílico

O ácido salicílico é outro grande aliado no combate aos cravos. Enquanto os alfa-hidroxiácidos funcionam na superfície da pele, esfoliando as células mortas da pele e a sujeira da superfície, o ácido salicílico é um beta-hidroxiácido, o que significa que tem o poder de penetrar nos poros e dissolver o óleo de dentro.

Publicidade

“Esfoliar com um tratamento sem enxágue que contém ácido salicílico é um divisor de águas”. ‘Ele se livra das células opacas, mas não remove os óleos essenciais da pele.’

3. Troque seu limpador

Sua limpeza diária pode, ironicamente, estar contribuindo para o desenvolvimento de cravos. Ela aconselha a ‘retirar os bálsamos de limpeza que entopem os poros, bem como os óleos faciais. Qualquer coisa que cause entupimento precisa ir para o ‘lixo’. 

Em vez disso, use um limpador de leite, gel ou argila que ajudará a varrer a sujeira do dia sem deixar resíduos na superfície da pele. Você pode ser funcional e acessível ou optar por algo um pouco mais luxuoso para ajudá-lo a se afastar daquele bálsamo de limpeza com aroma de spa. 

4. Troque seu hidratante

Nós sabemos o que fazer: espie de perto aquele espelho de aumento, localize um aglomerado de pontos minúsculos e abandone instantaneamente o hidratante. Embora possa parecer contra-intuitivo, a pele marcada por cravos ainda precisa de umidade, então, por favor, pegue o pote de volta na parte de trás do armário do banheiro.

Com isso em mente, a escolha do hidratante é crucial. Produtos pesados, cremosos ou especialmente oclusivos podem piorar os cravos ao bloquear os poros. Em vez disso, escolha um creme mais leve e leitoso – de preferência um que contenha niacinamida, pois tem a capacidade de regular a produção de óleo.

5. Arranje tempo para uma máscara

Não apenas um mimo, uma boa máscara facial deve agir como um salvador SOS para a pele que precisa de muita atenção – seja secura, desidratação, embotamento ou até cravos.

Uma máscara facial de argila é mais adequada para o seu problema de espinhas. É simples, na verdade: a argila funciona para absorver fisicamente o excesso de óleo que leva aos cravos, deixando a pele mais clara e calma. A argila é um ingrediente simples, então há pouca necessidade de estourar o orçamento de uma máscara: em vez disso, guarde-a para o seu soro e hidratante.

6. Considere o retinol

Se seus cravos parecem reaparecer teimosamente, não importa com que frequência você os trate, incorporar um produto de retinol em sua rotina pode ser benéfico a longo prazo.

Em suma, os retinóis funcionam aumentando a taxa na qual suas células rejuvenescem e se transformam, diminuindo a chance de óleo e sujeira se acumularem na superfície e deixando os poros menos suscetíveis ao entupimento.

Publicidade

7. Consulte os especialistas

Se você confiou no Google para lhe dizer exatamente ‘como se livrar dos cravos’, provavelmente já viu a variedade de dispositivos de aspiração de poros que prometem fazer o trabalho por você – mas essas ferramentas faciais realmente funcionam?

Na verdade, os especialistas alertam contra se tornar seu próprio esteticista em casa, especialmente quando envolve tecnologia baseada em sucção.

Então, se você está procurando um tratamento rápido para seus cravos, é melhor marcar uma consulta profissional. “Uma combinação de peelings suaves, extração e luz LED pode funcionar bem e seu médico também pode adicionar uma receita para você usar em casa, como um retinóide tópico”.

8. Pare de apertar

Por mais terapêutico que possa ser, todos os especialistas concordam que espremer cravos – quaisquer pontos, aliás – fará mais mal do que bem. Você corre o risco de causar inflamação, rasgar as paredes dos poros e espalhar bactérias para o tecido circundante, o que pode causar erupções maiores em outras partes do rosto. Você foi avisado.

→ Saiba como escolher um bom protetor solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *