Publicidade

Chegou a temida adolescência, e agora o que fazer?

Acredito que todos os pais tem medo desta temida palavrinha chamada “adolescência” e querendo ou não um dia ela chega. E quando ela finalmente chega? Chegou a temida adolescência, e agora o que fazer?

É uma excelente pergunta, pois muita das vezes não temos todas as respostas. São tantas dúvidas e todos os dias parece uma nova experiência.

Mas não se preocupem, hoje falaremos um pouco sobre esta difícil fase da vida e o que fazer para ajudar nossos filhos nesta etapa.

E assim poder responder a pergunta: Chegou a temida adolescência, e agora o que fazer?

Publicidade

A temida adolescência

Antes de mais nada temos que entender do que se trata a adolescência para assim por agir da melhor maneira possível com relação aos nossos filhos.

O termo adolescência se refere ao período de transição do ser, na passagem da infância para a vida adulta. Este período começa aos 10 anos e termina aos 19 anos.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde) ela pode ser dividida em três fases:

– pré-adolescência: dos 10 aos 14 anos

– adolescência: dos 15 aos 19 anos completos

– juventude: dos 15 aos 24 anos

 

Resumindo toda essa informação, adolescência significa a criança não é mais criança, mas ainda não entrou na fase adulta.

Até mesmo falando em termos relacionados com o cérebro, o de um adolescente é totalmente diferente ao de um adulto, já que este ainda está em desenvolvimento, e continuará assim até os 24 anos.

Publicidade

Em outras palavras, a adolescência é um período de preparação para a vida adulta.

E nessa caminha ocorrem mudanças além de muitas descobertas umas boas e outras não tão boas.

É ai onde os pais tem que tomar todo o cuidado possível, pois os jovens estão vulneráveis a todo tipo de experiências.

Alguns começam a conhecer o álcool, o que são as drogas, iniciam sua vida sexual, entre outros.

E é neste momento onde o papel dos pais é de extrema importância, já que são eles os que ter que nortear esse caminho de alguma maneira.

E não somente os pais são importantes nesta etapa da vida, como também as escolas, as comunidades.

Agora que já sabemos um pouco do que se trata a adolescência vejamos algumas dicas que com certeza irão lhes servir de muita ajuda.

Chegou a temida adolescência, e agora o que fazer?

1 Dar autonomia: o jovem nessa etapa terá que enfrentar coisas boas e ruins, e com elas aprenderá. Cabe aos pais deixar que eles façam suas próprias escolas, e claro sempre dando todo o suporte necessário.

É fundamental que num futuro eles sejam conscientes de seus atos e mais ainda das consequências dos mesmos.

2 Sempre conversar: as vezes parecerá algo impossível, já que uma característica desta fase é a rebeldia. É muito importante que converse sobre todo tipo de tema.

Já que se um jovem não está bem informado, tentará encontrar essas respostas na rua. O importante sempre é demostrar compreensão sobre suas dúvidas e questionamentos e tentar responder da melhor maneira possível.

O conhecimento sobre assuntos relacionados com sexo, drogas e álcool sempre serão uma ferramenta útil para não cair em coisas erradas.

3 Outro ponto fundamental é manter a comunicação escola-lar. Já que nesta etapa se faz muito necessária. E assim estar ao pendente de tudo que possa ocorrer.

4 Esta dica vale ouro! Descubra o que seu filho ou filha gosta. Mostre seu interesse. Isto os aproximará. Façam coisas juntos relacionados com esses gostos. Assim você ficará perto dos seus filhos e ao mesmo tempo eles se sentiram valorizados e importantes.

Publicidade

É tudo que eles precisam neste momento de caos, já que adolescência realmente é um caos na cabeça deles.

Mas não precisam entrar em desespero quando este momento chegar. Ela faz parte da vida e uma hora vai chegar. O melhor é estar preparados e tentar fazer o melhor possível para dar todo o suporte necessário a eles, e claro muito amor e carinho.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *