Publicidade

Como descobrir se meu relacionamento é abusivo

O principal problema dos relacionamentos abusivos é que muitas das vezes a pessoa está tão envolvida que as coisas acontecem e ela nem percebe que aquilo está errado, ou pior ainda, mesmo sabendo ainda continua ali. E como descobrir se meu relacionamento é abusivo?

Antes de mais nada vamos entender um pouco do que se trata quando falamos de relacionamento abusivo.

Relacionamento abusivo é quando uma das partes do relacionamento exerce extremo poder e influência sobre a outra. Com isto deixando muitas vezes o outro infeliz e desvalorizando completamente.

Quando falamos de relacionamento abusivo, não está diretamente relacionado com violência física, mas há casos que possa acontecer também.

Nos casos de relacionamentos abusivos pode haver diferentes tipos de agressões tais como financeira, psicológica, que na minha opinião é uma das piores, emocional e sexual.

Publicidade

Agora que já sabemos um pouco do que se trata, nesse tipo de relações sempre há alguns fatores bem evidentes e hoje veremos alguns para que você possa identificar se está envolvida em um relacionamento abusivo.

Como descobrir se meu relacionamento é abusivo

Afastamento das pessoas queridas

Como já falamos em posts anteriores, as vezes é comum no começo de um namoro que nos afastemos um pouco dos amigos e conhecidos.

Tudo isto devido a empolgação que sempre vem com todo começo de namoro, onde só pensamos em ficar o tempo todo do lado daquela pessoas.

Mas com o passar dos meses tudo vai voltando ao normal e conseguimos conciliar ambas coisas. E é isso que edifica qualquer relacionamento amoroso já que a pessoa que chega a nossas vidas tem que chegar para somar e não para anular a mesma.

Já num relacionamento abusivo o contato com outras pessoas é quase nulo. Geralmente o parceiro te proíbe de se encontrar com amigos, familiares ou conhecidos.

E claro tudo sempre tem uma desculpa que aparentemente naquela momento até faz sentido e você acaba cedendo.

Devido a isto a pessoa acaba se afastando das pessoas queridas.

Ciúmes excessivo

Publicidade

Neste tipo de relacionamento o ciúmes em excesso fica mais que evidente. Não é aquele ciúmes normal que todo mundo pode sentir. É algo fora do normal e passa totalmente dos limites.

Como dito anteriormente, o parceiro não deixará você falar com amigos ou conhecidos, por serem do sexo oposto e se justificará dizendo que amizades entre homem e mulher não é possível.

Além disso ele começa a regular digamos assim o tipo de vestimentas usadas por você. Implica com suas roupas e até te proíbe de usar determinadas peças usando a justificativa de que é curta demais ou decotada demais.

E ainda falando de ciúmes excessivo não podemos deixar logicamente de falar das redes sociais. Ele vai querer controlar todas suas redes sociais, possuir todas suas senhas, saber tudo que você faz e com quem fala.

Resumindo ele vai querer controlar sua vida a cada minuto e instante.

Autoestima destruída

Infelizmente este é um dos pontos que mais afetam as mulheres, principalmente quando saem de um relacionamento abusivo.

O homem coloca a autoestima da mulher tão pra baixo que ela chega ao ponto de se achar incapaz de conseguir alguém mais, alguém melhor. E isto a mantem ali presa a ele.

O abusador usa a psicologia ao seu favor pra que a pessoa se sinta tão mal ao ponto de pensar que sem ele não é capaz de fazer absolutamente nada.

Que sua vida só depende dele exclusivamente. A mulher acaba criando uma dependência emocional e em outros âmbitos também.

Obriga a mulher a ter relações sexuais

Pra qualquer mulher ter relações sexuais não é tão simples quanto pro homem.

Publicidade

Eles são muito mais visuais e o sexo acaba se tornando um instinto animal. Já no caso da mulher, precisam de muito mais do que ter vontade. É todo um processo que envolve carinho, entrega, entre outros.

E num relacionamento abusivo ela acaba achando normal ter relações até mesmo não querendo e nem sentindo vontade, e o homem se aproveita disto.

E usa muitas vezes a pressão psicológica para conseguir seu cometido. Isto é um sinal claríssimo de abuso.

 

Infelizmente hoje em dia cada vez mais mulheres sofrem em relacionamentos abusivos e o mais difícil de tudo é sair deles, já que a mulher se sente tão incapaz e miserável que pensa que sem aquele homem ela não vale nada.

Mas o primeiro passo a ser dado é pelo menos reconhecer que está num relacionamento abusivo. E se for seu caso e não sabe o que fazer, pelo menos procure ajude. Converse com alguém de confiança ou um familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *