Publicidade

O que fazer para não se tornar uma mulher dependente emocionalmente?

Muitas vezes nos tornamos dependentes emocionalmente e nem percebemos. Quando nos damos conta já estamos tão envolvidas que não sabemos como sair dali. E o que fazer para não se tornar uma mulher dependente emocionalmente?

Há uns tempos atrás vi um vídeo curto num aplicativo e depois daquele dia minha vida mudou, ou pelo menos o jeito como enxergava certas coisas.

No vídeo aparecia uma moça fazendo a seguinte pergunta: que poder você dá as pessoas em relação a sua vida? No vídeo ela falava que algumas vezes alguém faz algo de ruim com nós ou nós chateia e isso já acaba com nosso dia, nossa semana, e até nosso mês.

Publicidade

O que ela quis dizer com isso, é que algumas vezes damos poder demais a pessoas externas sem necessidade alguma.

O que fazer para não se tornar uma mulher dependente emocionalmente

E como bem diz o significado de dependência emocional, o qual se refere quando alguém permite que outros afetem seus sentimentos e emoções, e o pior de tudo passa a depender de alguma maneira desta pessoa para ser feliz.

Mas há algumas coisas que podem ser feitas que podem ajudar a não se tornar uma pessoa emocionalmente dependente.

E aqui te trago algumas dicas.

1 Diante de qualquer problema que tenhamos na vida o primeiro passo para resolver o mesmo sempre será reconhecer que temos aquele problema. Neste caso não é diferente.

A primeira coisa que deve ser feito é reconhecer que está dependente. Isto custa um pouco de trabalho, já que na maioria dos casos a pessoa nem percebe.

2 Se priorize mais. Comece por se dar mais valor. Você terá que se colocar em primeiro lugar muitas vezes. E não é questão de egoísmo e sim de se priorizar e dar valor a pessoa mais importante na sua vida, que sempre vai ser você.

Publicidade

3 Muitas pessoas se tornam as vezes dependentes emocionais por ter medo de não ser suficientes para alguém. Afaste esse medo de você. Você é uma pessoa incrível. Com certeza é admirada e querida por muitos.

4 Este ponto é um pouco delicado, já que é um dos mais difíceis de fazer. Aprender a dizer NÃO. Muitas vezes aceitamos muitas coisas mesmo não querendo. Medo de magoar os outros, de chatear e no final de contas, acabamos esquecendo do que nos mesmos realmente queremos.

Então é hora de aprender a dizer que não. Não precisa abrir mão dos seus gostos e de suas vontades por causa de outra pessoa. Se você se negar a algo, a outra pessoa tem que aceitar e respeitar, isso é seu direito. E sobre tudo sua individualidade.

5 Chega de viver no passado. Não se culpe pelas coisas que tenham acontecido no passado.

Do passado só devemos tirar as coisas que nos sirvam de aprendizagem, de experiência para o presente.

O passado faz parte de nós e nos faz ser o que somos hoje. Os seres humanos que nos tornamos hoje se deve em grande parte ao passado, mas isto não significa que devemos ficar presos lá atrás. Viva o presente.

6 Suas emoções são sua responsabilidade e de mais ninguém. Quem estiver do seu lado tem que estar ali pra somar em sua vida. Você não pode responsabilizar os outros pela sua felicidade. Pois o dia que não estiverem mais ali você sentirá um vazio enorme.

Publicidade

Você tem o controle da sua vida e de suas emoções, elas estão baixo sua responsabilidade.

 

Sei bem quão é difícil pra uma pessoa emocionalmente dependente perceber o problema e sair daquela situação. Mas quando você começar a enxergar diferente e enfrentar a situação sua vida mudará para sempre.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *