Publicidade

Saúde Mental: os impactos da pandemia.

O ano era 2019, e ninguém nem imaginava que bem no final do mês de dezembro uma pandemia nunca antes vista pela humanidade atingiria o mundo inteiro. Os primeiros casos de Covid-19 foram aparecendo aos poucos na República Popular da China. Se tratava nada mais e nada menos de um novo tipo de corona vírus que nunca havia sido identificado anteriormente em seres humanos. 

Em pouco tempo o mesmo foi se alastrando para outros países com muita facilidade. Foi aí então quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto do novo coronavírus devido a sua gravidade. Diversas medidas foram tomadas para confrontar este surto. Entre elas, a maioria dos países decretaram quarenta onde a população tinha que ficar em suas casas e só podiam funcionar os serviços essenciais. 

Publicidade

Com este isolamento prolongado muitas pessoas começaram a se ver afetadas. Estudos apontam que no primeiro ano pós pandemia a prevalência global de depressão e ansiedade aumentou em até 25 %. 

Como podemos ver, além das milhões de mortes que aconteceram por causa do coronavírus, os impactos da pandemia também afetaram a saúde mental de muitas pessoas. Por isso, no post de hoje veremos como é possível cuidar de si mesmo durante momentos difíceis como este. Acompanhe! 

Como a pandemia afeta a saúde mental

Como bem foi dito acima, os casos de problemas relacionados com a saúde mental aumentaram em grande proporção devido à pandemia. Sendo que um dos principais motivos foi o aumento do estresse sem precedentes ocasionado pelo isolamento que durou vários anos. Assim como também, grande parte da população teve que abandonar seus empregos. 

Publicidade

Toda esta situação fez com que as pessoas sentissem medo de se infectar, incerteza, sofrimento, preocupações financeiras, solidão e luto pela morte de seres queridos. Como também, não podemos deixar de mencionar os profissionais da saúde, que trabalharam arduamente alcançando um grau de exaustão muito grande, chegando em alguns casos até terem pensamento suicida.

Estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade durante e pós a pandemia

Saber lidar com o estresse e ansiedade causados pela pandemia não é fácil. A mesma deixou sequelas tanto físicas quanto emocionais em muitas pessoas. Mas, é possível lidar com situações assim usando algumas estratégias que irão favorecer o bem-estar. Veja a continuação:

  • Dosar o estresse: Procure realizar atividades que te propiciem bem-estar, tais como ver um filme, cozinhar, conversar com os amigos, e praticar seu hobby favorito.
  • Seja resiliente: Se adapte melhor às situações da vida, as mudanças e assim as diferentes dificuldades não irão interferir em sua saúde mental.
  • Praticar o otimismo: De maneira geral, o ser humano tem a tendência de sempre olhar a situação de maneira pior do que ela está. É importante vigiar os pensamentos e identificar as coisas boas que acontecem no seu dia a dia. 
  • Evitar a negação da realidade: Ao invés de negar, é melhor enfrentar a realidade. Ignorar a pandemia é a pior maneira de se comportar em situações como esta.

Recursos e suporte para pessoas que estão lutando com a saúde mental durante a pandemia

Não resta dúvida alguma que os profissionais da área de Psicologia têm tido que se reinventar durante a pandemia. A maioria tem se visto obrigados a realizar seu atendimento aos pacientes de maneira on-line, o que definitivamente passou a ser uma realidade. Isto se deve em grande parte ao isolamento social imposto para tentar conter o coronavírus. 

Publicidade

Assim como também, vários governos têm tomado a iniciativa de criar Linhas de Cuidado para auxiliar a pacientes que estejam sofrendo de ansiedade e depressão. Muitos destes serviços funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

E até mesmo tem surgido diversos projetos para apoiar de maneira direta pessoas que estão sofrendo com os impactos na saúde mental ocasionados pela pandemia, contando com o apoio de tele consultas de psiquiatras. 
Sendo assim, muitos governantes têm tido um olhar para a saúde como um todo e não somente para doenças específicas, já que também é preciso dar importância a saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *