Publicidade

Sofro de ansiedade e daí?

Muitas vezes as pessoas que tem ansiedade acabam sofrendo um pouco de preconceito. Para algumas pessoas isto não passa de frescura. Porém é algo muito sério e deve ser tratado como tal. Por isso hoje falaremos um pouco sobre o assunto e você aprenderá coisas que talvez nem imaginava. Sofro de ansiedade e daí?

Imagina já ter ansiedade não é nada fácil, também ter que lidar no dia a dia com pessoas falando e criticando a todo momento.

O que algumas pessoas não sabem é existe a psicofobia. Sim isso mesmo. O termo é ainda pouco conhecido, mas ele existe e é considerado crime previsto em Lei podando dar até cadeia dependendo da gravidade.

Mas o que significa realmente psicofobia? Se trata do preconceito contra pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Publicidade

As pessoas que comentem isto o que mais falam é frases como: para com isso, deixa de frescura, ou até mesmo, você vê doença em tudo.

Sofro de ansiedade e daí?

O que esse tipo de pessoas não sabe é que transtornos como ansiedade, podem desencadear em depressão, e dependendo da gravidade podem até levar a tentativa de suicídio.

Dito isto, o assunto é grave e tem que ser tratado com toda a seriedade, pois não é frescura nem brincadeira como muitos acham.

Muitas pessoas dependendo do grau de ansiedade podem chegar a sofrer ataques de ansiedade, os quais estão relacionados com episódios de estresse muito forte ou acontecimentos traumáticos.

Estes ataques de ansiedade, as vezes são também chamados como ataques de pânico. O medo é o fator principal. Faz com que a pessoa se paralise e não consiga fazer mais nada.

Devido a isto é bom conhecer os sintomas de um ataque de ansiedade.

E estes são alguns deles:

1 Aumento repentino da sensação de ansiedade e medo, as vezes sem motivo algum aparente

2 Taquicardia

3 Fortes palpitações

Publicidade

4 Sudoração

5 Tremores

6 Aumento da temperatura do corpo

7 Sensação de irrealidade

8 Medo de morrer, isto ocorre em casos mais extremos

9 Sensação de estar se afogando

 

Como já falamos anteriormente ansiedade é um assunto sério que deve ser tratado como tal.

Ansiedade é algo normal que qualquer pessoa pode sentir em determinadas ocasiões da vida. O problema chega quando não se pode controlar e acontece com mais frequência. Nesse caso o melhor é procurar a ajuda de um profissional. O mesmo irá avaliar o grau de ansiedade e as medidas a serem tomadas.

Nos casos mais agudos os médicos recomendam o uso de ansiolíticos para diminuir os sintomas que podem aparecer. E é de extrema importância recalcar que o tratamento tem que ser feito juntado os medicamentos com a terapia.

Estudos recentes realizados tem encontrado que o déficit de vitaminas do complexo B pode influenciar na aparição de depressão e ansiedade.

Publicidade
Por isso a importância de procurar um especialista e realizar os exames necessários.

Algo que quero também recalcar aqui, se você conhece alguém que sofre de ansiedade e que ajudar ela te darei algumas dicas que podem te ajudar.

O mais importante que você pode fazer é demonstrar preocupação e escutar com atenção tudo que a pessoa tem a falar, sem menosprezar qualquer palavra que seja dita.

Nunca diga “tudo vai dar certo” ou “vai passar”, com certeza é o menos que a pessoa quer escutar naquele momento. Sabemos que você irá dizer na melhor das intenções, porém no meio daquele caos em que a pessoa se encontra aquilo não vai ser de muita ajuda.

Ouça atentamente tudo o que a pessoa tem a dizer. E como também haverá ocasiões que há pessoa não vai querer dizer absolutamente nada. O melhor a se fazer é simplesmente ficar ali com sua presença e demonstrar que você está ali pro que ela precisar.

 

Ansiedade e depressão é algo que devemos combater juntos, pois não é frescura, pelo contrário, é algo extremadamente sério que infelizmente muitas vezes pode levar a morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *