Publicidade

O QUE É CÍRCULO DE FOGO NO PARTO?

Você já ouviu falar que o parto possui quatro fases? Já ouviu também sobre o círculo de fogo?

Embora a mulher fique se preparando durante toda a gestação para o tão esperado momento do nascimento do bebê, esse momento ainda é desconhecido pela maioria dos casais.

Costuma-se dizer que cada parto é um parto, cada momento é único, da mesma forma que cada bebê também é único. Utiliza-se a contagem semanal para saber em qual fase da gestação a mulher se encontra.

Publicidade

No entanto, existe uma grande variação no que se diz em relação a maturidade do bebê, que pode durar até 5 semanas. Isso significa que, mesmo após as 38 semanas ou até 42 semanas, pode ser que o bebê ainda não esteja pronto para nascer, uma vez que cada um tem o seu tempo. 

Dessa forma, os sinais do trabalho de parto podem chegar a qualquer momento, mas toda mulher merece ser bem informada sobre o que pode vir a sentir.

Conheça agora, até o fim deste artigo, um pouco mais sobre as quatro fases que fazem parte do trabalho de parto e onde o círculo de fogo entra em ação. 

PRÓDOMOS

círculo de fogo
Início do trabalho de parto

Essa é a etapa inicial, pode durar horas, dias ou até semanas. Essa fase é marcada pelo início das contrações que, conforme ficam mais regulares e intensas, mais próximo estará o momento do parto. 

Essas contrações significam que o útero já está se preparando para o parto. A perda do tampão mucoso, que é composto por uma secreção parecida com catarro, e que pode também vir acompanhada de sangue, também indica que a gestante já se encontra nessa fase, em pródomos.

Publicidade

Dificilmente essa fase consegue ser detectada no exame de toque, e pode ser muito mais guiada pela percepção da própria mulher.

O círculo de fogo não acontece nessa fase.

→ Conheça os primeiros sintomas da gravidez

FASE LATENTE

Comparado a maré, as contrações passam a vir em ondas mais fortes ou mais fracas. Essas contrações ainda acabam vindo de forma regular e espaçada. No entanto, as sensações são bem semelhantes às de cólicas menstruais, o que pode ser classificado como dores suportáveis.

O corpo continua se preparando para o parto enquanto a mulher consegue realizar suas atividades de forma normal. A orientação é que ela continue se distraindo entre uma contração e outra e só depois procure o hospital.

Essa fase, embora seja mais intensa que os pródomos, também não é possível ser detectada no exame de toque e pode levar alguns dias. Não tem comprovação de uma duração certa, e pode variar de acordo com cada mulher. 

FASE ATIVA

Nessa fase não há mais dúvida, a mulher quando entra em trabalho de parto simplesmente não consegue pensar ou se concentrar em outra coisa que não seja naquele momento É nessa hora que o exame de toque tem grande importância e deve ter uma indicação de seis centímetros de dilatação. Além disso, as contrações devem ser um pouco mais fortes e se apresentarem de forma regular a cada três minutos. Desde esse momento, até a dilatação total, a mulher se encontra em transição entre esta fase e a última, que é a fase expulsiva. 

Publicidade

FASE EXPULSIVA E O CÍRCULO DE FOGO

círculo de fogo
Fase expulsiva e o círculo de fogo

Nesse momento o colo do útero encontra-se dilatado por completo e é agora que a mulher sente a pressão realizada pelo próprio bebê para conseguir passar pelo canal vaginal. É exatamente nessa descida do bebê que faz com que a mulher tenha a vontade de fazer uma força total, semelhante a força quando vai evacuar. 

Embora se tenha alguns relatos sobre dores menores nesta fase, ainda assim é muito comum uma determinada ardência, devido a passagem da cabeça do bebê pelo canal vaginal. É nesse momento em que a mulher sente o momento mais conhecido como círculo de fogo. 

Esse momento ocorre quando o bebê passa pela saída da vagina, provocando uma grande ardência. O trabalho de parto então é finalizado quando ocorre a saída da placenta. Pode acontecer da mulher continuar sentindo contrações, mesmo que menos intensas do que as presentes na fase ativa. 

Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais sobre as fases do parto e o que é círculo de fogo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *