Publicidade

Tamanho da gestante impede o parto normal?

Tamanho da gestante interfere na hora do parto? Saiba mais.

A maioria das mulheres grávidas concordará que, uma vez que a barriga comece a aparecer, todos, desde parentes, amigos, colegas de trabalho e até mesmo o verdureiro da estrada, tornam-se “especialistas” em gravidez

Publicidade

Esse novo interesse pode fazer você se sentir muito especial ou talvez aborrecido por ter uma grande quantidade de atenção indesejada. Você pode se sentir ainda mais desconfortável quando as pessoas começarem a tocar sua barriga e invadir seu espaço pessoal sem perguntar primeiro. Você pode às vezes sentir a necessidade de dizer a admiradores bem-intencionados para ‘manter as mãos para si’ literalmente!

Crítica considerável

Em algum estágio dos procedimentos excessivamente pessoais, a inevitável pergunta de “Quantas semanas/meses você está?” seguido por, “Oh, você é muito grande!” ou “Você é muito pequeno” aparecerá.

Enquanto algumas mulheres se sentem orgulhosas por terem um bebê saudável e grande e outras satisfeitas por serem capazes de ‘parecer magras’ durante a gravidez, em muitos casos, esses comentários bem-intencionados corroem a confiança de uma mulher, permitindo que dúvidas surjam – que talvez seu tamanho, ou a falta dele, signifique que algo não é como deveria ser.

Publicidade

O tamanho da gestante ou da barriga não é um indicador

A verdade é que nem mesmo o médico ou parteira mais habilidoso e experiente pode realmente adivinhar o quão grávida está uma mulher apenas olhando para sua barriga. Não até que ela se deite e sua barriga seja formalmente examinada… somente assim eles podem fazer um julgamento justo (então, o tamanho do seu sabe, até então, é uma incógnita!)

Como seres humanos, somos todos indivíduos, então o tamanho e a forma da barriga de uma mulher grávida dependerão de muitos fatores (mesmo em fases idênticas da gravidez), incluindo:

  • Sua altura e peso.
  • Se este é o seu primeiro bebê ou subsequente.
  • Em que posição seu bebê está deitado.
  • Se você está carregando gêmeos ou trigêmeos ou mais!

Ao observar a si mesmo mudar e observar mais de perto outras mulheres grávidas, tente se lembrar de que o corpo de cada mulher é único na forma como ela muda e responde à gravidez. Sendo assim, o tamanho da gestante não é indicativo para nada.

Tamanho da Gestante: razões pelas quais sua barriga pode parecer “pequena”

tamanho da gestante
O tamanho da gestante ou da barriga não é indicativo para cesária

Pode ser muito preocupante para uma mulher grávida se muitas pessoas fizerem comentários sobre o quão “pequena” ela parece. Claro, sempre haverá algumas mulheres cujos bebês não estão crescendo tão bem, possivelmente exigindo uma observação mais próxima ou intervenção médica, mas é melhor confiar no julgamento de seu cuidador, em vez das opiniões de amigos bem-intencionados.

Embora possa ser difícil fazer declarações gerais sobre cada mulher individualmente, pode haver algumas razões pelas quais você está ‘parecendo pequena’, mesmo que tudo esteja progredindo normalmente. Estes podem incluir:

Publicidade
  • Sendo uma mãe de primeira viagem – se seus músculos abdominais nunca foram alongados antes pela gravidez, seus músculos tenderão a ser bastante tonificados e tensos. Isso pode fazer você ‘mostrar’ mais tarde e segurar seu bebê muito perto e alto, parecendo ‘pequeno’. Algumas mulheres que têm seu segundo bebê ou o subsequente também podem parecer pequenas, principalmente se forem muito atléticas e se encaixarem entre as gestações.
  • A posição do bebê – seu bebê se move e muda de posição regularmente, principalmente até cerca de 32 a 34 semanas de gravidez. Dependendo da posição em que seu bebê está, sua barriga pode às vezes parecer menor e outras um pouco maior. Mesmo no final da gravidez, seu bebê pode mover as costas de um lado da barriga para o outro, mudando também sua forma.
  • Sua altura – as mulheres que são altas e de cintura longa, com um grande comprimento entre a parte superior do quadril e a parte inferior da costela inferior, têm muito espaço para o bebê crescer para cima. Isso tenderá a fazê-los ‘parecer’ menores porque o útero não é empurrado muito para a frente.
  • O útero movendo os intestinos – o útero em crescimento pode empurrar seus intestinos para cima e para trás, para se esconder atrás do útero (fazendo você parecer ‘todo bebê’ ou como se tivesse ‘engolido uma bola de basquete’). Isso é comparado aos intestinos sendo empurrados para os lados do útero, dando à barriga da mulher uma aparência mais redonda, mais cheia e maior.

Lembrando que o tamanho da gestante ou da barriga não é impedimento para parto normal nem indicação de cesariana. Faça seu plano de parto e não seja enganada.

→ O que providenciar para o enxoval do meu bebê?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *