Publicidade

Diabetes e visão: como a doença pode afetar a saúde ocular e o que fazer para prevenir complicações

É de conhecimento geral que a diabetes é uma doença crônica e a mesma tem preocupado órgãos de saúde do mundo todo, já que está sendo considerada a doença do século. Os números são bem alarmantes, milhões de pessoas estão padecendo desta doença. 

O paciente recebe este diagnóstico quando seus níveis de açúcar no sangue se encontram elevados com frequência. Isto ocorre quando o organismo é incapaz de produzir o hormônio insulina, ou o mesmo não consegue cumprir sua função como deveria. Tudo isto provoca que os níveis de glicose no sangue subam acima do normal. Caso a doença não seja tratada adequadamente pode causar danos graves aos nervos, vasos sanguíneos e órgãos. Com isso, podem ocorrer sérias complicações,  causando danos aos olhos, rins e até mesmo doenças cardiovasculares. 

Publicidade

Por se tratar de um assunto altamente relevante, no post de hoje trataremos em específico da relação da diabetes com a visão. Continue lendo e veja como a doença pode afetar a saúde ocular e o que fazer para prevenir possíveis complicações. 

As complicações oculares mais comuns em pessoas com diabetes, como retinopatia diabética, catarata e glaucoma

Os altos níveis de glicose no sangue estão diretamente relacionados com doenças oculares, podendo ocorrer maior risco de padecer: 

Publicidade
  • Retinopatia diabética: Esta doença pode levar à cegueira permanente, e a mesma ocorre devido a lesões nos vasos sanguíneos da retina dos olhos. 
  • Catarata: Neste caso em específico a visão fica embaçada devido a uma opacidade no cristalino do olho.
  • Glaucoma: Este tipo de lesão que ocorre no nervo óptico pode causar perda do campo visual.

Se o paciente diabético começar a sentir qualquer desconforto na visão deve acudir de imediato ao oftalmologista para que seja feita uma avaliação mais profunda. 

A importância do acompanhamento oftalmológico regular e do controle glicêmico para prevenir problemas de visão em pessoas com diabetes

Assim que a pessoa recebe o diagnóstico, deve ter alguns cuidados para ter um melhor controle da doença, e entre esses cuidados podemos citar com certa importância criar o hábito de visitar com regularidade o oftalmologista ou especialista em retina. Mediante isto, será possível entender melhor a situação da saúde ocular do paciente e detectar se os níveis de glicemia estão afetando a região dos olhos. Um dos exames mais indicados nestes casos é o do fundo de olho, o qual consegue identificar alterações oculares em diabéticos. 

Como também é importante que o paciente tenha um controle glicêmico adequado em conjunto com um acompanhamento médico. Tudo isto ajudará a prevenir a perda da visão, já que o acúmulo de açúcar no sangue é um dos principais fatores de risco que afetam a saúde ocular.  Sendo assim, se recomenda, controlar de maneira adequada as taxas de glicemia e visitar o oftalmologista como mínimo uma vez ao ano

Publicidade

Estratégias para prevenir problemas de visão em pessoas com diabetes, como manter uma dieta saudável, controlar a glicemia e evitar o tabagismo

Mesmo a diabetes sendo uma doença crônica que não tem cura, é possível sim ter uma melhor qualidade de vida e prevenir problemas de visão. Para isto, basta adquirir alguns hábitos saudáveis que veremos a continuação: 

  • Dieta saudável: Tenha uma alimentação saudável, rica em fibras e baixa em carboidratos. Evite frituras e doces, assim como também inclua com mais frequência em suas refeições: farinha de trigo integral, amêndoas, chia, legumes, verduras e frutas. 
  • Controle de glicemia: É fundamental ter um controle adequado dos níveis de açúcar no sangue. Alguns profissionais recomendam medir a glicemia em jejum, e 1 ou 2 horas logo as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). Sempre anote os resultados para que possa ser feito uma avaliação. 
  • Evitar o tabagismo: O hábito de fumar é prejudicial para a saúde, e no caso da diabetes o tabagismo aumenta o risco de sofrer complicações da doença, em especial problemas oculares. O melhor nestes casos é abandonar este hábito. Sabemos que não é fácil, por isso pode conversar com seu médico sobre os diferentes programas direcionados a este fim. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *