Publicidade

Tratamentos eficazes para controlar a pressão alta e prevenir complicações

Mesmo que a hipertensão ou pressão alta se trate de uma doença crônica, é possível ter uma melhor qualidade de vida se a mesma for tratada de maneira adequada. Para isto, é necessário ter um acompanhamento médico e adquirir hábitos saudáveis.

Caso não saiba, o paciente é diagnosticado com hipertensão quando sua pressão arterial se mantém elevada com frequência. Lembrando que o valor normal da pressão é 120 x 80 mmHg, e quando está igual a 140 x 90 mmHg ou acima é considerado pressão alta. 

Publicidade

Nos últimos tempos muito tem se falado sobre a hipertensão, já que cada vez mais pessoas no mundo padecem desta patologia, a qual se não for tratada pode levar a sérias complicações de saúde

Sendo assim, por se tratar de assunto de tanta relevância, no post de hoje te mostrarei tratamentos eficazes para controlar a pressão e prevenir complicações. Confira a continuação! 

Modificações no estilo de vida para reduzir a pressão arterial

É possível reduzir a pressão alta adquirindo novos hábitos e mudando de estilo de vida, o que por consequência fará com que a pessoa alcance uma melhor qualidade de vida. Veja a continuação algumas modificações simples que podem ser feitas no dia a dia:

  • Praticar exercícios físicos regularmente: Isso ajuda diretamente a controlar a pressão arterial, já seja natação, dança, caminhada, aeróbios, entre outros. Vale a pena ressaltar, que antes de começar qualquer atividade física consulte com seu médico. 
  •  Elimine o consumo de álcool: A ingestão de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente a pressão arterial, assim como também atrapalha o efeito dos medicamentos anti-hipertensivos.  
  • Deixe de fumar: O cigarro em sua composição possui uma substância chamada nicotina a qual é altamente nociva para a saúde. 
  • Reduza o consumo de sódio (sal): Esse tempero tão popular na cozinha pode ser um verdadeiro vilão se for consumido em excesso. Especialistas recomendam que seja consumido diariamente apenas 5g. 
  • Reduza os níveis de estresse: O estresse pode agravar ou até mesmo causar pressão alta. Sendo assim, é recomendado adotar um estilo de vida mais tranquilo. 

Medicamentos para controlar a hipertensão

Os remédios indicados pelos médicos para controlar a pressão arterial são chamados de anti-hipertensivos. Estes remédios sempre devem ser indicados pelo cardiologista, assim como também é fundamental manter o acompanhamento médico regular a fim de estar verificando com frequência se ocorre alguma alteração na pressão e haja que modificar o tratamento. 

Publicidade

Entre os medicamentos anti-hipertensivos mais indicados pelos especialistas, os principais são: felodipino, anlodipino, nifedipino, manidipino, levanlodipino, lacidipino, isradipino e nisoldipino. 

Lembrando que alguns destes remédios podem causar efeitos colaterais, tais como: tonturas, dor de cabeça, náuseas, impotência, etc. Caso note algum destes efeitos, comunique ao seu médico de imediato para que faça uma avaliação, podendo diminuir a dose do medicamento ou trocá-lo por outro similar. 

Tratamentos complementares para ajudar a controlar a pressão arterial

Nos últimos anos têm sido realizados diversos estudos sobre tratamentos complementares para ajudar a controlar a pressão arterial. Os mesmos apontam diversos benefícios para os pacientes hipertensos, porém ressaltam que devem ser combinados com os medicamentos indicados pelos médicos. 

Nesse sentido, podemos citar o yoga, métodos de biofeedback, estilos de meditação, acupuntura, relaxamento, respiração guiada e técnicas de redução de estresse. Este tipo de terapia pode reduzir os níveis de pressão arterial em até 10%. 

Assim como também, entre os tratamentos complementares que ajudam a controlar a pressão, podemos mencionar os fitoterápicos, os quais podem ter influência na regulação dos níveis da pressão. Isto se deve, a que estudos realizados têm confirmado que algumas plantas medicinais possuem propriedades hipotensoras, vasodilatadoras e diuréticas.

Publicidade

Lembrando que estes tratamentos são complementares, não devem substituir de maneira alguma os métodos tradicionais: tomar medicamentos, ter uma dieta balanceada, realizar atividades físicas, reduzir o consumo de sal, e não fumar ou consumir bebidas alcoólicas. 

Veja aqui nosso artigo sobre: Alguns aplicativos para medir pressão pelo celular, como baixar grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *