Publicidade

Alimentação na gravidez

A partir do momento em que a mulher descobre que está grávida deve tomar uma série de cuidados, e um dos mais importantes é a alimentação. A partir de agora ela irá se alimentar por dois. Refeições ricas em vitaminas e nutrientes serão essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê. 

Veja Também: Conheça os 14 primeiros sintomas de gravidez semana a semanaA importância da higiene oral na gravidezComo reduzir a azia na gravidezEstrias na gravidez: como prevenir o aparecimentoInsônia: como fazer o meu bebe dormir a noite toda?O que é o teste do pezinho e por que fazer?Introdução alimentar para o bebê: como fazer?Mãe de meninas: vantagens e desvantagensCordão umbilical: qual a função?Tamanho da gestante impede o parto normal?

Publicidade

Assim como também há certos alimentos que devem ser evitados pelo menos durante o período de gestação. Isto e muito mais veremos no post de hoje para que você tenha uma alimentação na gravidez adequada e possa oferecer ao bebê tudo o que ele precisa para seu crescimento. Confira! 

Vantagens de uma alimentação equilibrada 

Uma adequada alimentação na gravidez é importante durante estas 40 semanas que estão por vir. Além disso traz muitas vantagens para a mãe e o bebê. No período da gestação a mulher deve fornecer todos os nutrientes que são necessários para bom desenvolvimento, e se preparar para a amamentação. 

Adquirir novos hábitos alimentares servirá posteriormente para que a futura mamãe aprenda a se alimentar melhor.. E assim poder ensinar a criança desde pequena a ter uma alimentação adequada

Alimentos que devem ser consumidos 

Durante a gravidez a gestante pode continuar se alimentando como de costume, porém deve aumentar a ingestão de vários alimentos. Os especialistas recomendam que os alimentos sejam preparados ao vapor ou grelhados, e desta maneira evitar frituras que são tão prejudiciais. 

Há uma variedade de alimentos que fornecem os minerais e vitaminas que o bebê e a mãe precisam, entre eles estão:

Publicidade
  • Frutas secas, semente de linhaça, abacate e nozes;
  • Abóbora, ovos, pimentão, leite e iogurte;
  • Castanha de caju, feijão e amendoim;
  • Espinafre, brócolis, couve e tomate. 

Alimentos que devem ser evitados 

Assim como há alimentos que podem ser ingeridos à vontade por trazer diversos benefícios tanto à mãe quanto ao bebê, é recomendado evitar outros. Isto se deve a que podem conter toxinas ou até mesmo bactérias que podem ser altamente prejudiciais para o bebê.

Os médicos recomendam evitar: 

  • Queijos maduros;
  • Frituras;
  • Vegetais não lavados; 
  • Adoçantes artificiais;
  • Peixes com alto teor de mercúrio;
  • Alimentos crus.

Alimentos proibidos durante a gestação

Quando se trata de alimentação na gravidez, talvez algumas pessoas não se preocupem tanto, porém é algo de extrema importância. É tanto assim que há alguns alimentos que são proibidos pelos médicos durante a gestação. 

Isto se deve a que são altamente perigosos para a saúde da mãe e do bebê. Tudo que seja cru é proibido de toda maneira, seja peixe, ovo, carne ou mariscos. Comendo este tipo de alimentos corre o risco de contrair a doença toxoplasmose, tão temida pelas mães e doutores durante a gravidez.  

Ao se alimentar sempre tenha todo o cuidado possível antes de ingerir qualquer alimento.

Publicidade

Não esqueça de se hidratar! 

Além de uma alimentação equilibrada, tomar água suficiente durante o dia também é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Isto ajuda no fluxo sanguíneo e na oxigenação do corpo. Entre seus muitos benefícios, evita as incômodas infecções urinárias, que são bem comuns nas gestantes.  

Como também, uma boa hidratação e adicionar fibras no seu cardápio reduzirão consideravelmente a chance de ter hemorróidas. E lembre-se, os especialistas recomendam beber de 2 a 3 litros de água por dia

Se alimentar adequadamente durante a gestação não é uma tarefa difícil. Se não tem costume de comer alguns alimentos, basta começar a incluí-los nos seus pratos diários. E não se esqueça de evitar os alimentos aqui citados. Tudo isto trará diversos benefícios tanto para você quanto para o bebê que está por chegar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *