Conheça os 14 primeiros sintomas de gravidez semana a semana
Ad
Logo nas primeiras semanas de gravidez, o corpo começa a sofrer mudanças tanto físicas quanto hormonais, tudo isto ocorre para receber o bebê que está por chegar.
Veja Também: Alimentação na gravidez; A importância da higiene oral na gravidez; Como reduzir a azia na gravidez; Estrias na gravidez: como prevenir o aparecimento; Insônia: como fazer o meu bebe dormir a noite toda?; O que é o teste do pezinho e por que fazer?; Introdução alimentar para o bebê: como fazer?; Mãe de meninas: vantagens e desvantagens; Cordão umbilical: qual a função?; Tamanho da gestante impede o parto normal?
Ad
Assim, o corpo começa a dar sinais claros que ficam bem evidentes de que a mulher está grávida. Isto pode gerar muitas dúvidas e inquietudes, mas não se preocupe, no post de hoje irá conhecer os primeiros sintomas da gravidez.
Como dizem por aí “cada pessoa é um mundo”, e no caso das mulheres isto não é diferente, já que cada corpo pode reagir de diferentes maneiras. É por isso, por exemplo, que têm barrigas que crescem mais do que outros e não há problema algum. No caso dos sinais há os que são vistos e os que podem ser sentidos, como também alguns podem passar até mesmo despercebidos.
Se você está na doce espera e é mãe pela primeira vez, conheça a continuação dos 14 primeiros sintomas da gravidez, os quais iremos dividir por semanas, e em ocasiões chamaremos de eventos, assim você terá uma melhor noção. Acompanhe!
Descobrindo a gravidez
Poderia se dizer que algumas vezes os eventos iniciais podem ser inespecíficos, ou seja, podem ser confundidos com sintomas de outras patologias. Como por exemplo: náuseas, inchaço, atraso menstrual, dores nas mamas e aumento de peso sem motivo aparente.
Assim que o óvulo é fertilizado e o embrião se implanta na parede uterina, a mulher pode começar a se queixar de alterações no muco vaginal, cólica vaginal, seios um pouco mais sensíveis e aumento da libido. Tudo isto se deve às mudanças hormonais que já estão iniciando durante a gestação. Porém, geralmente os sintomas ficam mais evidentes entre a quinta e sexta semana de gestação.
Já logo começando o segundo mês, tendo mais de 60 dias de atraso no ciclo menstrual, os sintomas continuam aparecendo, podendo surgir uma linha mais escura na divisão do abdômen, mudança na cor dos mamilos e genitais.
14 sintomas de gravidez
Assim que o óvulo é fecundado pelo espermatozóide, ocorre a implantação do embrião no útero. Devido a isto, começam as transformações e alterações hormonais que pode incluir:
- Cólica abdominal
- Mamas sensíveis e aumentadas
- Atraso no ciclo menstrual
- Aumento da libido
- Náuseas, vômitos e enjoos
- Alterações no corrimento vaginal
- Constipação intestinal
- Alterações do paladar e aversão a cheiros fortes
- Vontade frequente de urinar
- Aumento do sono
- Cansaço frequente
- Sangramento vaginal
- Alterações de humor
- Abdômen inchado
Os primeiros sintomas de gravidez semana a semana
- Primeira semana: Cólica abdominal e alteração na cor do corrimento vaginal;
- Segunda semana: Aversão a cheiros fortes, cansaço mais frequente, mamas sensíveis e alterações de humor;
- Terceira semana: Pequeno sangramento vagina (é pouco comum);
- Quarta semana: Enjoos e vômitos, atraso da menstruação;
- Quinta semana: Inchaço, cólica abdominal, aumento das mamas, vontade frequente de urinar, náuseas, vômitos e enjoos;
- Sexta semana: Aumento do cansaço, sono, constipação intestinal, aversão a cheiros fortes, alterações no paladar.
Como confirmar a gravidez?
Sem dúvida alguma, o primeiro alerta de uma possível gestação é o atraso no ciclo menstrual, e mais ainda se a mulher tem uma vida sexual ativa e não usa nenhum tipo de contraceptivo.
Como bem dito acima, os sintomas podem variar de mulher pra mulher, e até mesmo a cada gestação. Ou seja, talvez o que sentiu na primeira gestação, pode acontecer de não sentir na segunda, tudo pode variar.
Os médicos sempre recomendam, caso a mulher sinta algum dos sintomas citados, fazer um exame de sangue Beta hCG já logo no quinto dia de atraso da menstruação. Há casos onde o exame pode dar positivo e logo acontecer um sangramento vaginal, podendo chegar a perder o feto. Por isso, é melhor aguardar e fazer o exame somente depois do quinto dia de atraso.
Também pode ser feito um exame de urina, que é um pouco menos confiável, mas que também busca a aparição do hormônio hCG, o hormônio da gravidez.
Para confirmar os resultados dos exames, a partir da quinta semana já pode ser feito um ultrassom vaginal. E tem médicos que recomendam esperar um pouco mais, e fazer o exame logo após 7 semanas contadas a partir do primeiro dia da última menstruação.
Espero que no post de hoje tenha tirado suas dúvidas. E lembre-se diante de qualquer inquietude, acuda de imediato com um especialista.
Ad Mesmo que a hipertensão ou pressão alta se trate de uma doença crônica, é possível ter […]
Ver maisAd Segundo pesquisas, a diabetes é um dos principais fatores de risco para problemas de saúde do […]
Ver maisAd É de conhecimento geral que a diabetes é uma doença crônica e a mesma tem preocupado […]
Ver mais