Publicidade

Amor Próprio: A Base para Relacionamentos Felizes e Duradouros

Com certeza você já deve ter escutado alguém dizer que antes de sermos capazes de amar alguém, é preciso aprender a nos amar a nós mesmos primeiro. E esta afirmação é a mais pura verdade. Se uma pessoa não é capaz de se amar a si própria, como poderá amar a outra pessoa? 

O amor próprio sem dúvida alguma pode ser a chave de relacionamentos felizes e duradouros, já que a forma como nós cuidamos influencia de maneira direta em todos os aspectos da vida. Sendo assim, quando praticamos o amor próprio conseguimos ser melhores pessoas, e por consequência melhores companheiros. 

Publicidade

Por isso, é tão importante que possamos nos conhecer melhor a nós mesmos, para logo encontrar o parceiro adequado que possa nos propiciar um relacionamento saudável. E é precisamente disso que falaremos no post de hoje. Continue lendo e descubra mais! 

Aprender a se amar e aceitar a si mesmo

O amor próprio sem dúvida alguma é muito especial, já que fortalece nossa auto estima, gera aceitação e segurança. E tudo isto não significa que sejamos egoístas, e sim tem a ver com que sejamos uma melhor versão de nós mesmos

Aprender a se amar e aceitar a si mesmo consiste em cuidar de si, se respeitar, não se submeter aos caprichos alheios e ter uma autoestima saudável. Para praticar isto, é preciso ter atitudes de cuidado e respeitosas consigo mesmo. 

Publicidade

É preciso se aceitar tanto física quanto emocionalmente, ter paciência, respeitar os próprios limites, sempre aceitando que ninguém é perfeito. E claro não podemos deixar de mencionar, assim como também é preciso não se cobrar tanto e reconhecer os próprios erros. Tudo isto ajudará a uma constante evolução pessoal, assim como também pode servir de inspiração para as pessoas que estão ao seu entorno. 

Como lidar com a pressão social para encontrar um parceiro

Parece que desde pequenas fomos criadas e educadas para casar, ter filhos e cuidar da casa. E caso isso não aconteça nessa ordem começa a pressão social tanto da família quanto da sociedade. 

Com os anos isso tem mudado um pouco, já que a mulher tem ganhado mais espaço na sociedade, mas mesmo assim não deixa de sentir certa pressão social para encontrar um parceiro e formar uma família. Veja algumas dicas para lidar melhor com essa pressão social:

Publicidade
  • Não tenha pressa: A idade pode ser algo que leva muitas mulheres a entrarem em relacionamentos por impulso ou até mesmo permanecer em relações insatisfatórias. Para muitos existe o tal “relógio biologico”, onde depois dos 30 a mulher já deve estar casada e com filhos. 
  • Conheça suas reais vontades: O mais importante neste momento é levar em conta o que nós realmente queremos. Se você se sente bem sozinha, continue assim. Quando o momento indicado chegar e a pessoa ideal também, você estará melhor preparada para encarar novos relacionamentos. 
  •  Não dê ouvidos ao que os outros falam: Não se preocupe com comentários alheios, simplesmente o melhor é ignorar. 

Dicas para cultivar um relacionamento saudável consigo mesmo

Definitivamente o primeiro relacionamento que temos que ter é com nós mesmos, e para cultivar isto, é possível seguir algumas dicas. A continuação te mostrarei algumas delas:

  • Liste suas qualidades: Escreva num papel coisas que você considera que sejam interessantes em você, o que faz de melhor, habilidades, talentos, etc. Lembre-se que a autoestima é a base do amor próprio e este exercício irá te ajudar a desenvolvê-la. Você irá se surpreender!
  • Prepare um jantar para você: Este ato pode te trazer diversos benefícios para sua saúde mental, tais como reduzir o estresse, estimular a criatividade e até mesmo aumentar sua felicidade. Se não sabe cozinhar, não se preocupe! Procure na internet uma receita fácil e deliciosa.
  • Exercite a gratidão: Foque sempre nas coisas boas da vida, e não somente no lado negativo. Separe uns minutos do seu dia para orar, meditar e mentalizar coisas boas. E para complementar este exercício, pode anotar numa espécie de diário, 5 coisas pelas quais você é grato.  

E a dica principal: Ame-se muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *