O Poder do Perdão nos Relacionamentos

O Poder do Perdão nos Relacionamentos

Dicas
Por: Marcela
17/04/23

Ad

Será que realmente é possível perdoar o parceiro e continuar o relacionamento apesar do mesmo ter cometido alguns erros? A verdade é que no fundo sentimos que algo se quebrou e logo depois de tentar juntar os pedacinhos, já nada será como antes.

Com certeza você já deve ter passado por uma situação parecida, ou talvez neste exato momento esteja vivenciando algo similar.  


Ad

Mas, em ocasiões diante de situações como estas o melhor é perdoar. E quando procuramos o significado desta palavra, diz assim: “Reconhecer que alguém errou contra você, contudo, optar em deixar o rancor de lado em relação a essa pessoa”. O ato de perdoar pode até mesmo devolver sua paz interna e com certeza fará que se sinta melhor. 

Porém, em alguns casos conseguimos perdoar, mas não superar o acontecido. Por isso, no artigo de hoje veremos o poder do perdão e como é possível superar mágoas e ressentimos e seguir adiante com o relacionamento. 

Aprender a perdoar a si mesmo e ao parceiro

Para aprender a perdoar é importante saber que este ato não significa esquecer, e sim lembrar do acontecido e se manter em paz com o outro e até consigo mesmo. Quando perdoamos, conseguimos tirar um fardo de cima e até mesmo nos livramos do sentimento de amargura. 

É fundamental saber que até mesmo quando a lembrança daquele fato ruim volte a nossos pensamentos, não podemos permitir que isto afete nossa paz, tranquilidade e nem nos abale. E sem dúvida alguma, perdoar é um grande desafio de maturidade e experiência, e ao mesmo tempo muito libertador. 

Como lidar com mágoas e ressentimentos no relacionamento

Ficar preso num estado de raiva faz com o corpo funcione no modo fuga ou luta. Assim como também os ressentimentos podem ser prejudiciais tanto para nossa saúde física quanto mental. Por isso, é preciso saber como lidar com mágoas e ressentimentos e seguir adiante. Veja a continuação alguns passos que irão te ajudar a deixar tudo isso no passado.

  • Reconheça a mágoa: Poder descrever o que sucedeu e como está se sentindo no momento já é um excelente passo. Pegue um papel e escreva tudo o que está sentindo, conte suas verdades e expresse toda sua raiva. Isto é uma excelente terapia! 
  • Perdoa: Perdoar fará melhor para você do que para a outra pessoa. Não significa que esqueça o acontecimento, mas sim não permitir que aquilo te derrube.
  • Identifique o que não foi bem resolvido: É imprescindível conversar com o parceiro e superar todos os desentendimentos, para depois não ficar remoendo tudo aquilo.
  • Diga o que pensa: Diga o que não gostou para que aquilo não torne a repetir e que tudo possa ser esclarecido para que o relacionamento continue se desenvolvendo. 

A importância do perdão para uma vida feliz e saudável

Como dizem por aí, perdoar é uma atitude muito nobre e nem todos conseguem fazer isso de coração e de verdade. Determinadas situações deixam marcas, o qual acaba com o tempo criando rancor. E caso você não saiba, o rancor prolongado pode afetar nosso bem-estar mental, físico e emocional. 

Sabemos que perdoar é uma tarefa difícil, porém precisa ser exercitada mesmo não sendo algo simples de fazer. O perdão é necessário para que possamos deixar o sofrimento ir embora. E assim superar sentimentos de ansiedade, raiva, depressão e rancor. Assim como também, te ajudará a parar de pensar no passado e começar a olhar o presente e melhorar o futuro. 

E até mesmo, o ato do perdão ajuda a reduzir fadiga, melhora a qualidade de sono, restaura sentimentos, pensamentos positivos e comportamentos. 

Temos consciência de que esquecer tudo o que aconteceu não será coisa de um dia, mas vale a pena perdoar e se libertar desse peso nas costas. E por consequência, voltar a ter uma vida feliz.

Postado e revisado Marcela Dicas em 17/04/23
Você também pode gostar
Assédio e violência doméstica Assédio e violência doméstica

Estes números foram apontados em um estudo feito sobre assédio e violência doméstica em 2022.  

Ver mais
O tráfico humano no Brasil: Uma realidade sombria O tráfico humano no Brasil: Uma realidade sombria

Ad Parece algo improvável de acontecer, mas infelizmente o tráfico humano no Brasil ainda é praticado na […]

Ver mais
Amor Próprio: A Base para Relacionamentos Felizes e Duradouros Amor Próprio: A Base para Relacionamentos Felizes e Duradouros

O amor próprio sem dúvida alguma pode ser a chave de relacionamentos felizes e duradouros

Ver mais