Publicidade

Igualdade de gênero: desafios para mulheres

Quando pesquisamos sobre o significado de igualdade de gênero, podemos ver que cita: “Homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e deveres”. Em outras palavras significa que os dois devem ser livres para realizar suas escolhas e também desenvolver suas capacidades sem que haja a interferência ou limitação de estereótipos.

Mas, será que isso realmente é levado a cabo nos dias atuais? Já que de maneira escrita as palavras soam muito bonitas, no entanto, será que realmente há igualdade de gênero em nossa sociedade atual? E refletindo sobre estes questionamentos, vejo que a luta pela igualdade de gênero se intensificou no século XX, a qual foi impulsionada em sua maioria por movimentos feministas. 

Publicidade

Desde então, muitos direitos foram conquistados, como por exemplo, o direito ao voto da mulher. Com certeza uma grande conquista! Mas, não resta dúvidas que ainda há um longo caminho por percorrer e no post de hoje falaremos um pouco sobre os desafios e oportunidades para mulheres em diferentes áreas da vida. Continue lendo!

A luta por direitos iguais ao longo da história das mulheres

É de conhecimento geral que no dia 8 de março se comemora o dia internacional da mulher, mas poucos realmente sabem o porquê desta data. Tudo surgiu após diversas manifestações feministas que tinham como objetivo principal alcançar melhores condições de trabalho no século XX. Mas, foi somente consagrada essa data no ano de 1975 pela ONU. 

Publicidade

Vale destacar também que foi apenas em 1827 a partir da Lei Geral, que as mulheres puderam ingressar em colégios e estudar além da escola primária. E se olharmos mais para o passado, podemos ver que as mesmas viviam totalmente sem direitos políticos e a condição legal era bem limitada. 

Mas, apesar das muitas lutas e vitórias desde então até os dias atuais, ainda não foi possível alcançar uma sociedade igualitária, há muitos direitos que ainda devem ser conquistados. 

Barreiras enfrentadas pelas mulheres em diferentes áreas da vida, incluindo trabalho, política e educação

Apesar de todos os direitos que já foram alcançados ao longo dos anos, tal como proibição da diferença salarial por motivo de sexo, na prática ainda é preciso enfrentar diversas barreiras no cotidiano. Veja a continuação algumas delas: 

Publicidade
  • Baixa representatividade política: Apesar dos grandes passos já dados pelos movimentos feministas, a representatividade ainda é relativamente baixa na política. 
  • Desigualdade racial: De acordo com pesquisas realizadas, ainda é possível encontrar um grande abismo salarial em relação aos homens. E mais ainda em comparação entre mulheres negras e brancas. 
  • Assédio no transporte público: Ainda na atualidade, o transporte público continua sendo o local onde muitas sentem maior risco de sofrer assédio de algum tipo. 
  • Violência sexual e domestica: Cada vez mais acontecem este tipo de casos, e os dados são realmente assustadores, sendo que na maioria dos casos o agressor é alguém próximo a vítima. 
  • Desigualdade no mercado de trabalho: Mesmo que hoje em dia tenhamos maior escolaridade em comparação aos homens, na maioria dos casos, os cargos de tomada de decisão de grandes empresas são dados a homens. 

O que podemos fazer para promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres?

Para que igualdade de gênero possa ser promovida e a mulher possa se sentir empoderada, é possível tomar algumas medidas: 

  • Assegurar a igualdade de acesso à educação;
  • Eliminar o analfabetismo;
  • Promover a educação e formação ao longo da vida;
  • Aumentar o acesso a formação profissional;
  • Aumentar o acesso aos serviços de saúde adequados;
  • Adoptar medidas para eliminar e prevenir a violência contra a mulher;
  • Promover a independência e os direitos econômicos;
  • Eliminar a segregação profissional.   

Agora me conta, e você o que pensa sobre o assunto do post de hoje? Vou ficando por aqui, mas antes quero deixar esta frase da filósofa e economista polaco-alemã Rosa Luxemburgo que diz assim: “ Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *