Publicidade

Insônia: como fazer o meu bebe dormir a noite toda?

Seu bebê sofre com insônia? Você sabe como pode fazer pra que ele durma a noite toda?

Era uma vez pais que resolviam a insônia dos bebês deixando-os gritar a noite toda. Exceto para descobrir que, dessa forma, as crianças desenvolveram a ansiedade do abandono.

Visite Também:
Introdução alimentar para o bebê: como fazer?
O que é o teste do pezinho e por que fazer?

Toda mamãe e papai começam a se perguntar em algum momento: quando ele vai começar a dormir a noite toda sem distúrbios do sono ou insônia, sem choro inconsolável? Todos nós já passamos por isso: começamos com vontade e parecemos preparados para a ideia de acordar no meio da noite com mamadas, leite, troca de fraldas ou um choro que parece inconsolável. Mas a certa altura a pergunta: como fazer uma criança dormir a noite toda, chega na hora certa em todos os novos pais.

Publicidade

Não há dúvida de que ser acordado às 4 da manhã noite após noite pode ser exaustivo. Eu estava lendo sobre um estudo há algum tempo atrás que dizia que interromper o sono exatamente quando está em sua fase mais profunda praticamente leva a distúrbios idênticos aos que ocorrem quando você não está dormindo.

Um estudo americano constatou que, no total, no primeiro ano de vida de uma criança, os pais perdem 44 dias de sono e esse dado afeta principalmente as novas mães, envolvidas na amamentação e nos cuidados com o bebê, mesmo à noite. As coisas melhoram por volta do ano de vida, quando 85% dos pais conseguem dormir continuamente durante a noite.

Mas nem sempre é assim: em muitos casos, as crianças começam a dormir regularmente, em paz e em silêncio após os 5 anos de idade. Entre os 5 e os 12 anos, o sono das crianças parece ser muito semelhante ao dos adultos e, acima de tudo, com exceção de alguns pesadelos que podem ocorrer ocasionalmente, as crianças dormem regularmente todas as noites seguidas.

Antes dos 5 anos, porém, existe a possibilidade de a criança adormecer cedo, mas depois acordar várias vezes durante a noite, inclusive alguns recém-nascidos acordam de hora em hora à noite. As várias fases do sono se alternam rapidamente e quando a criança entra em uma fase de sono leve é ​​possível que o bebê não consiga se acalmar e voltar a dormir sozinho.

Regras  indispensáveis para aliviar a insônia do bebê e fazê-lo dormir a noite toda

insônia em bebes

Existem sete regras universais, seguindo as quais os resultados são garantidos:

Publicidade
  1. Um bebê que chega relaxado à noite dormirá muito melhor e por mais tempo.
  2. Aqueles que aprendem a adormecer sozinhos (isto é, sem chupeta, leite, compressões, caixas de música, etc.) serão capazes de administrar independentemente os despertares fisiológicos da noite.
  3. É bom criar uma rotina tranquilizadora para repetir todas as noites. Exemplo: jantar, banho, canção de ninar.
  4. Com o estômago cheio você dorme melhor. Após a comida do bebê, luz verde para uma última porção de leite.
  5. Os bebês devem ser colocados na cama entre 19h30 e 20h30, quando a produção de melatonina atinge o pico.
  6. Entre brincar e dormir é bom criar um espaço intermediário em que a criança entenda que é hora de dormir. Uma boa dica é andar para frente e para trás com o bebê nos braços por alguns minutos antes de colocá-lo no berço.
  7. A criança chorará nas primeiras vezes, mas não ficará traumatizada se os pais estiverem sempre ao seu lado, tranquilizando-a com voz e carícias.

→ Confira a lista com as melhores fraldas para uma noite tranquila de sono

Remédios naturais para acabar com a insônia e fazer os bebês dormirem à noite

Além das dicas de ouro, existem alguns “remédios” naturais que podemos dar, baseadas em nossa própria experiência como mães e que também vêm de pediatras e especialistas, para combater a insônia e promover um sono mais prolongado.

Crie o ambiente certo

O quarto, na hora de dormir, deve ter luz suave, jogos em ordem e colocados para dormir em seus recipientes, jogos eletrônicos desligados e sem televisão ou tablet em funcionamento. Em algum momento a sala de jogos tem que se transformar em um quarto para dormir.

Acostume-os com o quarto

Desde cedo, as crianças vão dormir, pelo menos para uma soneca por dia, no berço do quarto. Isso gradualmente os acostumará a adormecer sozinhos e dormir sem a mãe. E mesmo que a criança durma no quarto em algum momento pode ser útil colocar algum tipo de separação entre sua cama e a dos pais. Se ele acordar e ver seus pais, ele naturalmente desejará estar com eles para adormecer e mudará automaticamente para o letão. Em suma, é importante acostumar as crianças a dormir no berço sem os pais desde cedo e reservar a cama para ocasiões especiais, como quando estão doentes. Isto é, a menos que você se incline para dormir junto.

Cuide da temperatura ambiente

Publicidade

Sempre achamos que as crianças têm frio à noite. Eles acabam, eles não querem o cobertor e o quarto está sempre muito frio. Na realidade, as crianças suam à noite, é melhor colocá-las em pijamas mais quentes e eliminar cobertores e edredons desnecessários. Certifique-se de que a cama não está perto da janela, que não há corrente de ar ou, pelo contrário, o jato direto do ar condicionado.

Não exagere na luz 

Até cerca de dois anos de idade, as crianças dormem tranquilamente, na verdade muito mais tranquilas, no escuro e não precisam de luzes porque ainda não desenvolveram o medo do escuro. Então não exagere deixando as luzes acesas no quarto e apague as luzes vindas da babá eletrônica, relógio, televisão etc… isso pode causar insônia no seu bebê.

→ Leia também: como diminuir a azia na gestação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *