Publicidade

MELHORES POSIÇÕES PARA O PARTO NORMAL

O parto normal é a opção considerada melhor e mais saudável tanto do bebê quanto da mãe, e em relação à isso não se tem mais dúvidas, principalmente levando em consideração as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de tentar uma diminuição no número de cesáreas por todo o país e pelo mundo.

Para que a mulher viva uma experiência ainda mais positiva, é recomendado e tratado como ideal que o parto seja também de forma humanizada, e é um conceito que vem ganhando cada vez mais forças entre os especialistas, e é um procedimento que não exige tantos procedimentos e intervenções que nem sempre são necessárias. 

Embora não esteja completamente definido o que é um parto humanizado, a regra que sempre deve ser prevalecida é que os desejos e preocupações da mãe devem ser sempre priorizados. 

Publicidade

E isso também deve ser considerado em relação à posição em que o bebê chegará ao mundo, e infelizmente aquela posição rotineira de barriga pra cima não é uma das mais recomendadas por especialistas.

As escolhas de posições e posturas não muito utilizados, como por exemplo em pé ou até deitada de lado, parece ser uma grande vantagem que, na rede utilizada pelo programa de saúde, não só as cesários encontram-se abaixo de 35% como também de todos os partos realizados normais realizados, apenas 5% são feitos na posição litotômica, que é a menos recomendada. Conheça mais um pouco sobre ela e o porquê dela dificultar o nascimento do bebê, e em seguida outras posições que fazem o oposto dela.

PARTO NORMAL: POSIÇÃO LITOTÔMICA

Parto normal
Posições que favorecem o parto normal

Na cena mais conhecida em um momento de um parto normal, a mulher permanece deitada, de barriga para cima e com suas pernas levantadas, porém o grande problema em relação a essa posição é que ela não facilita a saída do bebê, e se caso a mãe permanecer assim por um grande período de tempo, o útero pode acabar pesando um pouco sobre os vasos que são responsáveis por irrigar a placenta, o que pode causar uma diminuição no aporte de sangue e oxigênio que é encaminhado ao bebê, dificultando também a escuta dos batimentos cardíacos fetais. 

Por ser uma ocasião de perigo, o médico ou profissional da saúde sente a necessidade de fazer uso de procedimentos responsáveis por acelerar o parto, como o uso da ocitocina. Um outro tipo de procedimento conhecido nesses momentos é a episiotomia, que é um corte períneo realizado a fim de ajudar na expulsão do bebê, que em alguns casos até possuem indicações, mas que não podem ser usados de forma rotineira, para evitar possíveis complicações. 

Publicidade

POSIÇÃO LATERAL

Parto normal: posição lateral

É a posição liderante em uma lista de posições “não convencionais”. Nos partos normais, até 22% são feitos nessa posição, onde a mãe fica deitada de lado, com suas pernas flexionadas e apenas uma delas é colocada para cima de forma levantada, quando ocorrem as contrações a perna é abaixada. Desta forma, as contrações tendem a serem mais intensas porém com uma frequência um pouco menor, o que acaba tornando o parto um momento um pouco mais confortável e sua duração um pouco menor. 

PARTO NORMAL: EM PÉ

parto normal em pé

Pode ser um pouco assustador quando visto pela primeira vez, porém o parto em pé vem ganhando bastante aceitação, pelo fato da contribuição que a gravidade proporciona, acaba por ajudar em relação à saída do bebê. 

A mulher pode encostar em alguma parede para ter mais facilidade nos momentos em que precisa de uma certa força maior nas pernas. Não existem contraindicações, porém nesta posição é perceptível que pode existir uma maior perda de sangue.

PARTO NORMAL: SENTADA COM BANCO DE APOIO

parto normal

Nesta posição para parto normal, a mulher deve se sentar em um banco especial, que possui um buraco em seu meio onde o bebê irá passar. O acompanhante geralmente fica na parte de trás para oferecer apoio, mas também é possível ficar sozinha neste equipamento. Como a gestante ao sentar no equipamento permanece com os dois pés no chão, os músculos pélvicos ficam consideravelmente mais relaxados, o que acaba facilitando um pouco mais a expulsão do bebê. 

Publicidade

Dentre as posições mencionadas, não é possível eleger a melhor entre elas, mas sim verificar a disposição e condições em que a mulher estiver naquele momento. Tornando esse momento mais confortável e seguro tanto para ela quanto para o bebê. 

O parto normal sempre é a melhor opção para o seu bebê e para você. Confie no seu corpo e relaxe que esse momento será único e especial.

→ Entenda o que é pré-eclampsia e previna-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *