Estrias na gravidez: como prevenir o aparecimento
Ad
A questão é: você pode realmente prevenir essas estrias?
A gravidez coloca muita pressão sobre o corpo de uma mulher.
Ad
Não só os hormônios andam em uma montanha-russa, mas todo o corpo se prepara para cuidar de uma pessoinha. Isso também pode deixar marcas em nossa pele.
Infelizmente, a maioria das mulheres está familiarizada com as estrias vermelho-azuladas no estômago.
Veja Também: Alimentação na gravidez; A importância da higiene oral na gravidez; Como reduzir a azia na gravidez; Conheça os 14 primeiros sintomas de gravidez semana a semana; Insônia: como fazer o meu bebe dormir a noite toda?; O que é o teste do pezinho e por que fazer?; Introdução alimentar para o bebê: como fazer?; Mãe de meninas: vantagens e desvantagens; Cordão umbilical: qual a função?; Tamanho da gestante impede o parto normal?
O que são estrias?
As estrias são tiras vermelho-azuladas visíveis do tecido subcutâneo que causaram a ruptura do tecido conjuntivo como resultado de um estiramento excessivo. A coloração é causada pelos vasos sanguíneos translúcidos subjacentes. A maioria das estrias tem vários centímetros de comprimento e 1-10 mm de largura.
Confortante: Essas tiras não são perigosas e também não machucam. Durante a gravidez, essas marcas são conhecidas como estrias.
O tecido conjuntivo é responsável pela elasticidade da nossa pele. As células de gordura e as fibras de colágeno ficam paralelas umas às outras nas mulheres, enquanto nos homens estão mais entrelaçadas.
A natureza projetou isso para que os tecidos femininos possam se expandir melhor durante a gravidez.
A liberação do hormônio da gravidez afrouxa as fibras de colágeno do tecido conjuntivo para permitir que o abdômen cresça. Infelizmente, o tecido inelástico da pele pode rasgar e causar estrias.
Especialmente no final da gravidez, as linhas aparecem com mais frequência, pois o alongamento aumenta naturalmente e o corpo produz mais hormônio cortisol, que reduz a elasticidade da pele. Aliás, o nível de cortisol também aumenta durante a puberdade, razão pela qual as estrias também podem aparecer em adolescentes.
Você pode prevenir estrias na gravidez?
Qualquer mulher pode ter estrias. A textura da pele é crucial. Algumas mulheres têm a pele muito elástica graças à sua predisposição, outras podem ter tendência a enfraquecimento do tecido conjuntivo e assim obter estrias com mais facilidade.
O estresse mecânico, como gravidezes múltiplas, altos e baixos frequentes de peso também podem reduzir a elasticidade da pele. Muitas vezes é relatado que as mulheres que estão acima do peso antes de dar à luz são mais propensas a ter estrias.
Não temos muitas opções para prevenir completamente as estrias, mas podemos tentar reduzir sua extensão com antecedência – da melhor maneira possível.
Dicas contra estrias na gravidez
Tente não engordar muito
Tente não ganhar mais do que os 18 kg recomendados durante a gravidez. Quanto maior o tamanho do seu corpo, mais sua pele é esticada. Mas, por favor, não faça dieta durante a gravidez!
Faça uma alimentação saudável
Uma dieta saudável e equilibrada também pode ajudar a apoiar o tecido conjuntivo. Os oligoelementos cobre (fígado, peixe, nozes ou leguminosas) e manganês (flocos de aveia, farinha integral ou lentilhas) auxiliam na formação e manutenção do tecido conjuntivo. A vitamina C contida em frutas cítricas, páprica ou couve não apenas fortalece o sistema imunológico, mas também contribui para a formação normal de colágeno e, portanto, para uma função vital da pele.
Se mantenha hidratada
Beba bastante água sem gás – idealmente 2-3 litros por dia. Líquido suficiente é um fator muito importante na eliminação de toxinas. Portanto, a pele elástica e saudável está diretamente relacionada ao fluido.
Movimente-se bastante
Qualquer coisa que promova a circulação sanguínea é recomendada. Estes incluem, por exemplo, massagens, chuveiros de contraste, mas também exercícios suficientes.
Um creme para estrias de alta qualidade também pode ajudar bastante nessa situação.
Reunimos dois dos melhores do produto para ajudá-lo a restringir suas opções e determinar qual é a certa para você.
Melhor óleo: Bio-Oil
Feito de uma mistura de óleos que ajudam a adicionar umidade à pele à medida que a barriga cresce, auxilia na restauração pós-parto.
Melhor creme durante a gravidez: Mustela
Ideal se você está procurando uma escolha cheia de vitaminas e antioxidantes, esta tem todos eles, trabalhando para prevenir estrias. Clinicamente testado como seguro para uso durante a gravidez, é o melhor creme para sua pele durante e após a gestação.
Ad Logo nas primeiras semanas de gravidez, o corpo começa a sofrer mudanças tanto físicas quanto hormonais, […]
Ver maisIsto e muito mais veremos no post de hoje para que você tenha uma alimentação na gravidez adequada e possa oferecer ao bebê tudo o que ele precisa para seu crescimento.
Ver maisAd Seu bebê sofre com insônia? Você sabe como pode fazer pra que ele durma a noite […]
Ver mais