Como reduzir a sensação de azia na gravidez

Como reduzir a azia na gravidez

Maternidade
Por: Renata Aluguel
05/04/22

Ad

Azia na gravidez? Apesar do nome, não tem nada a ver com o coração. É uma sensação de queimação na garganta e no peito quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago (o tubo que move o alimento da garganta para o estômago).

Veja Também: Alimentação na gravidezA importância da higiene oral na gravidez; Conheça os 14 primeiros sintomas de gravidez semana a semanaEstrias na gravidez: como prevenir o aparecimentoInsônia: como fazer o meu bebe dormir a noite toda?O que é o teste do pezinho e por que fazer?Introdução alimentar para o bebê: como fazer?Mãe de meninas: vantagens e desvantagensCordão umbilical: qual a função?Tamanho da gestante impede o parto normal?


Ad

Durante a gravidez é absolutamente normal sentir alguma dor ou desconforto desagradável, especialmente a nível digestivo. Todo o corpo está sujeito a enormes mudanças hormonais e, em particular, o sistema digestivo é afetado por essas transformações. A azia é, de fato, uma das doenças mais comuns durante os nove meses, e particularmente no terceiro trimestre. Mas porque ele aparece?

O que está por trás (e por baixo) da azia na gravidez

Azia é, como o nome sugere, aquela  sensação desagradável de queimação  que se origina na boca do estômago e pode irradiar até a garganta, dificultando a deglutição e a digestão. Muitas mulheres grávidas experimentam, principalmente no último trimestre. As causas são diferentes, mas todas relacionadas a alterações físicas e hormonais típicas da gravidez (portanto, não há necessidade de se preocupar), como o aumento da produção hormonal e o tamanho do útero.

O esvaziamento gástrico ainda é afetado pela influência da  progesterona, o hormônio que, como o nome sugere (pró-gestações), favorece o correto desenvolvimento da gravidez. Na verdade, a progesterona serve para relaxar os músculos lisos, reduzindo as contrações do útero. No entanto, também provoca relaxamento do esôfago e da cárdia, a válvula que o conecta ao estômago.

A digestão fica mais lenta  e a cárdia pode tornar-se ligeiramente incontinente. Deixando de funcionar perfeitamente, pode fazer com que os sucos gástricos subam do estômago. Isso causa a típica sensação de queimação no esterno e o aumento dos casos de refluxo que muitas gestantes experimentam durante os nove meses;

O útero continua a crescer  até atingir abaixo do arco costal. Desta forma, porém, provoca uma compressão do estômago para cima, impedindo o enchimento completo e causando aquela sensação típica de “plenitude” que pode ser desagradável e às vezes debilitante. Ao mesmo tempo, evita que a cárdia se feche completamente, promovendo ainda mais episódios de refluxo.

→ Saiba também como reduzir estrias na gestação!

Azia é comum durante a gravidez

Os hormônios da gravidez podem fazer a válvula na entrada do estômago relaxar para que ela não feche como deveria. Isso permite que o conteúdo ácido do estômago se mova para o esôfago, uma condição conhecida como refluxo gastroesofágico ou refluxo ácido. Pode piorar mais tarde na gravidez, quando o útero em crescimento pressiona o estômago.

Azia e refluxo são consequências normais (e neste momento lógicas) das alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez. Isso não quer dizer que não haja remédio ou maneira de aliviar esses pequenos incômodos.

A primeira coisa a fazer é manter a calma e desfrutar de uma viagem única de nove meses. 

Essas pequenas dores são típicas da gravidez, causam incômodos que às vezes não são fáceis de lidar, mas ainda são transitórios (mesmo que depois de um tempo nos cansemos deles, lembremos qual é o destino final da viagem). Portanto, não subestime nada, mas não se preocupe, são pequenos problemas que podem ser resolvidos sem muito medo. O primeiro conselho é não olhar para a comida, ou refeições, com muita ansiedade.

Para ajudar a aliviar a dor da azia na gravidez:

  • Evite alimentos e bebidas que podem piorar, como frutas cítricas; alimentos condimentados, gordurosos (especialmente fritos ou gordurosos); cafeína; e bebidas carbonatadas.
  • Coma várias pequenas refeições ao longo do dia.
  • Tome seu tempo ao comer.
  • Beba líquidos entre – não durante – as refeições.
  • Evite comer ou beber por 3 horas antes de dormir.
  • Resista à vontade de se deitar após as refeições.
  • Levante a cabeça ao dormir.
Conheça os 10 alimentos que combate o enjoo e azia na gravidez

Fonte: desapego das Annas (combater azia na gravidez)

Converse com seu médico sobre medicamentos que são seguros para melhorar a sensação de azia na gravidez e quais alimentos você pode comer para ter uma saúde melhor durante esse período.

Postado e revisado Renata Aluguel Maternidade em 05/04/22
Você também pode gostar
Conheça os 14 primeiros sintomas de gravidez semana a semana Conheça os 14 primeiros sintomas de gravidez semana a semana

Ad Logo nas primeiras semanas de gravidez, o corpo começa a sofrer mudanças tanto físicas quanto hormonais, […]

Ver mais
Alimentação na gravidez Alimentação na gravidez

Isto e muito mais veremos no post de hoje para que você tenha uma alimentação na gravidez adequada e possa oferecer ao bebê tudo o que ele precisa para seu crescimento.

Ver mais
Insônia: como fazer o meu bebe dormir a noite toda? Insônia: como fazer o meu bebe dormir a noite toda?

Ad Seu bebê sofre com insônia? Você sabe como pode fazer pra que ele durma a noite […]

Ver mais