Introdução alimentar para o bebê: como fazer?
Ad
A introdução alimentar para o seu bebê é um marco emocionante. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre cronogramas, segurança e itens de menu recomendados, além de um gráfico simples de comida para bebês para imprimir em casa.
Quando seu bebê tiver de 4 a 6 meses de idade, você provavelmente já sabe que sua amamentação ou fórmula se tornou uma arte. Não fique muito confortável, porém – seu filho logo estará pronto para comida “de verdade”. Aqui está tudo para saber sobre como iniciar o bebê com sólidos, com dicas para dominar a hora das refeições.
Ad
Visite Também:
Insônia: como fazer o meu bebe dormir a noite toda?
O que é o teste do pezinho e por que fazer?
Quando iniciar a introdução alimentar?
Alguns estudos e academias americanos dizem que você deve iniciar seu filho com sólidos entre 4 e 6 meses, mas a resposta realmente depende do seu bebê. Aqui estão alguns sinais de que seu filho pode estar pronto para a comida do bebê:
- Eles podem sentar e levantar a cabeça.
- Eles são curiosos, olhando para tudo ao seu redor – especialmente o que você está comendo!
- Eles perderam o reflexo de impulso da língua que empurra automaticamente a comida para fora da boca.
- Eles ainda parecem com fome depois de receber uma porção de leite de um dia inteiro (oito a 10 mamadas ou cerca de 32 onças de fórmula).
Lembre-se, não há necessidade de apressar este marco. A maioria dos bebês está pronta para iniciar sólidos entre 5 e 6 meses. Não comece sólidos antes de 4 meses.
Como fazer a introdução alimentar com seu bebê
Estudos recomendam o aleitamento materno exclusivo por 6 meses, bem como a amamentação complementar até que seu bebê complete um ano. (A fórmula também é uma ótima opção para as mamães que não podem ou não querem amamentar). A introdução alimentar de sólidos tem mais a ver com acostumá-los a mastigar e engolir alimentos do que fornecer qualquer benefício nutricional significativo.
Dê ao seu bebê o peito ou a mamadeira logo de manhã, antes ou depois das refeições e antes de dormir. No início, você terá que experimentar para descobrir o que funciona melhor. Se eles bebem muito – digamos, se eles bebem uma mamadeira inteira antes de uma refeição, se tiverem a chance – alimente-os primeiro com comida e depois com uma mamadeira. Se eles bebem moderadamente, tente o oposto.
- Até 9 meses, alimente seu bebê com 20 a 28 onças de fórmula diariamente ou leite materno a cada 3 a 4 horas.
- Aos 9 a 12 meses, alimente-os com 16 a 24 onças de fórmula diariamente ou leite materno a cada 4 a 5 horas.
Assim que seu filho entender o conceito de alimentação e mostrar interesse na hora das refeições (isso geralmente acontece entre 6 e 9 meses), inicie uma rotina para o café da manhã, almoço e jantar. Mesmo que às vezes não estejam com fome, eles se acostumarão com a ideia de comer em um horário. (Dito isso, nunca force ou pressione seu bebê a comer. Se ele não estiver interessado, basta tirá-lo da cadeira alta e seguir em frente.)
- Aos 4 a 6 meses, alimente seu bebê com duas refeições, cada uma com duas a quatro colheres de sopa.
- Aos 7 a 12 meses, alimente-os com três refeições, cada uma do tamanho do punho do seu bebê.
À medida que seu bebê se ajusta à ingestão de sólidos, saiba que pode haver dias em que ele esteja mais interessado em ervilhas e cenouras do que no peito ou na mamadeira e, por outro lado, dias em que tudo o que eles vão querer fazer é mamar. Tudo isso é normal à medida que seu bebê começa a ficar mais independente, mas, por enquanto, ele ainda precisa de leite materno ou fórmula para um dia normal.
Os primeiros alimentos do bebê por idade
Não há regras rígidas e rápidas para quais serão os primeiros alimentos da introdução alimentar de um bebê. É mais importante oferecer uma variedade de frutas, legumes e carnes em qualquer ordem para acostumar seu bebê a diferentes sabores.
Ad Logo nas primeiras semanas de gravidez, o corpo começa a sofrer mudanças tanto físicas quanto hormonais, […]
Ver maisIsto e muito mais veremos no post de hoje para que você tenha uma alimentação na gravidez adequada e possa oferecer ao bebê tudo o que ele precisa para seu crescimento.
Ver maisAd Seu bebê sofre com insônia? Você sabe como pode fazer pra que ele durma a noite […]
Ver mais