Publicidade

Transtornos de ansiedade: causas, sintomas e tratamentos eficazes

Quando procuramos pelo significado de transtorno de ansiedade, encontramos a seguinte definição: “ Distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle”. Ou seja, em outras palavras, a pessoa que sofre de ansiedade sente preocupação de forma antecipada diante de um evento que pode ser de alguma importância para ela. 

Claro está que a ansiedade pode ser uma reação normal que qualquer ser humano pode experimentar diante de situações ao longo da sua vida. Entre estas situações podemos mencionar: entrevista de emprego, nascimento de um filho, uma viagem, uma cirurgia delicada, entre outros. Em casos assim, a ansiedade funciona basicamente como um sinal para preparar a pessoa para enfrentar determinada situação. 

Já os transtornos de ansiedade, podem perdurar por seis meses no mínimo, podendo vir acompanhados de alguns sintomas, tais como irritabilidade, fadiga, inquietação, perturbação do sono e dificuldade de concentração. Sendo assim, tudo isto pode interferir diretamente na qualidade de vida de quem o padece. 

Publicidade

Por se tratar de um distúrbio que cada vez afeta mais pessoas, no post de hoje veremos quais são os transtornos de ansiedade, assim como também suas causas, sintomas e tratamentos eficazes. Veja a continuação! 

Diferentes tipos de transtornos de ansiedade e seus sintomas

O transtorno de ansiedade pode se manifestar de diferentes formas dependendo da pessoa, assim como também os sintomas físicos podem variar. Veja a continuação os diferentes tipos de transtornos e seus sintomas: 

Ansiedade generalizada

Este é um dos tipos mais comuns de ansiedade, sendo caracterizado pelo excesso de preocupação da pessoa devido alguma situação do cotidiano: finanças, estudos, trabalho, relacionamentos. Sintomas: irritabilidade, enxaquecas, problemas gastrointestinais e tensão muscular.

Síndrome do pânico

Isto acontece em decorrência a altos níveis de ansiedade, o que faz com que a pessoa sinta medo e acabe entrando em pânico. Sintomas: tremores, sudorese, falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos.

Publicidade

Agorafobia 

Pode surgir em lugares onde a pessoa não se sinta segura, chegando a sentir medo e agonia. Sintomas: tremedeira. 

Transtorno Obsessivo compulsivo (TOC)

Na maioria dos casos, quem sofre deste transtorno tem comportamentos obsessivos compulsivos, os quais podem ser prejudiciais à sua saúde mental. Sintomas: pensamento acelerado, pesadelos, aversão a alimentos e repetição incessante de pensamentos.

Ansiedade pós-trauma

Este tipo de transtorno está relacionado a situações traumáticas do passado, tais como perda de pessoas queridas, acidentes ou até mesmo situações com maior dificuldade. Sintomas: taquicardia, sudorese, falta de ar e sensação de medo constante. 

Causas e fatores de risco para transtornos de ansiedade

Ainda na atualidade as causas não são do todo conhecidas, mas podemos citar algumas:

  • Constituição psicológica
  • Alguma doença física
  • Fatores genéticos
  • Ter vivenciado um evento traumático
  • Estresse

Cada tipo de transtorno pode ter seus diferentes fatores de risco, mas de maneira geral são os seguintes:

Publicidade
  • Exposição a eventos estressantes e negativos da vida
  • Sentir-se angustiado e nervoso em novas situações na infância, assim como também a timidez
  • Histórico familiar de parentes que sofreram com algum dos tipos de transtornos 

Opções de tratamento para transtornos de ansiedade, incluindo terapia e medicamentos

Entre as opções de tratamento estão: psicoterapia, farmacoterapia, ou ambos juntos. Para que o tratamento surta efeito, é imprescindível que o paciente tenha um diagnóstico preciso, já que cada tipo de transtorno requer diferentes tratamentos. 

No caso da psicoterapia ou “terapia da conversa”, deve ir direcionada às ansiedades específicas do paciente e se adaptar a suas necessidades. Entre os tipos de psicoterapia, podemos mencionar a terapia cognitiva comportamental e a terapia de aceitação e compromisso. 

Já no caso dos medicamentos, eles não curam por si só os transtornos de ansiedade, porém ajudam bastante a aliviar os sintomas. Os fármacos mais indicados pelos especialistas são: antidepressivos, betabloqueadores e medicamentos anti-ansiedade. 

Conclusão

Em muitos casos, os transtornos aparecem porque a pessoa se cobra demais, por querer fazer tudo o mais perfeito possível e até mesmo querer controlar as situações da vida. Temos que entender que é impossível ter controle de tudo, assim como também precisamos reservar um tempo para o nosso lazer. E caso precise da ajuda de um especialista, não sinta vergonha em pedir ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *