Publicidade

Antídotos contra a ansiedade

Ansiedade nossa de cada dia. Só quem sofre deste mal sabe o que se sente na pele. E como é difícil muitas vezes ter que conviver com ela. Hoje falaremos um pouco deste mal que afeta a milhares de pessoas no mundo e alguns “antídotos” contra a ansiedade.

A ansiedade tem sido chamada por muitos o mal do milênio. E isto se deve em parte ao estilo de vida tão corrido que levamos. Ela se deve muitas vezes a preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai suceder.

A pessoa que sofre de ansiedade sempre sofre tudo com antecedência e muitas vezes aquilo realmente nem acontece.

Para vocês terem uma noção em números do que estamos falando. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de pessoas vivem ou sofrem de algum tipo de transtorno relacionado a ansiedade no mundo.

Publicidade

Quando falamos do Brasil, 9,3 % da população sofre ou já sofreu de ansiedade.

E algo que talvez muitas pessoas não saibam é que existe uma diferença entre transtorno de ansiedade e ansiedade comum. Tudo vai depender da duração. Qual pessoa em determinando momento da vida pode ficar ansiosa e até ai tudo é normal, e logo passado esse episódio tudo volta ao normal.

A ansiedade se torna transtorno quando tudo se torna motivo de preocupação em excesso e de maneira continua. A pessoa simplesmente não consegue relaxar e deixar as coisas acontecerem.

E é ai quando a procura por um especialista se torna necessária. Um psiquiatra poderá avaliar a situação e caso necessário mandar os medicamentos recomendados nestes casos.

Além disso tem certas coisas que melhoram muito o dia a dia de uma pessoa ansiosa e é disso que falaremos hoje. Às vezes com adquirir novos hábitos já podem melhorar muito.

Antídotos contra a ansiedade

1 Uma das primeiras coisas que recomendo é sempre manter a mente ocupada. Não tem nada melhor pra uma pessoa ansiosa do que sempre estar fazendo algo. E por que isto? Pois assim a cabeça não tem tempo de se angustiar com coisas desnecessárias.

Para uma pessoa ansiosa qualquer coisa pode ser motivo de desespero. Muitas vezes coisas simples de se resolver podem se tornar um verdadeiro pesadelo.

Publicidade

E desde que a pessoa começa a fazer novas coisas, a ocupar seu tempo não fica espaço pra preocupações sem necessidade.

2 Faça o que gosta nos momentos livres. Escute uma boa música, leia aquele livro que largou a uns tempos atrás por falta de tempo. Ou simplesmente sente numa praça a conversar com algum amigo ou conhecido.

3 Seja mais positivo. A pessoa que sofre ansiedade sempre tem a tendência de colocar a negatividade sempre pela frente. Quando um problema aparecer não pense logo nas coisas ruins. Analise tudo primeiro com calma e pense sempre nas possíveis soluções que com certeza vão haver.

Diante de qualquer dificuldade que aparecer pare primeiro e pense. Não se desespere de uma vez. Tudo tem solução basta nos concentrar na resolução de determinado problema e não somente nas coisas ruins que podem ocorrer.

4 Dormir o suficiente. Sei bem que este ponto é um pouco controverso quando se trata de ansiedade, já que uma das coisas que mais as pessoas padecem é de falta de sono.

Que sofre deste mal muitas vezes perde o sono, pois fica a noite toda pensando, analisando, como quem diz, fica “quebrando a cabeça”.

Algo que me ajuda muito é sempre pensar numa frase que uma amiga me disse uma vez: “sempre viva um dia de cada vez”. Não podemos querer resolver tudo de uma vez e imediatamente. Não adianta.

O melhor a se fazer é tentar dormir e acordar tranquilo e descansado para tentar resolver o que não deu pra fazer no dia anterior.

5 Exercícios. Pra quem sofre de ansiedade a vida sedentária é um dos maiores inimigos. Talvez você não goste de ir numa academia todo dia, mas uma caminhada de 30 min todo dia fará totalmente a diferença.

Além de fazer bem para saúde, servirá para distrair a mente e relaxar.

Publicidade

Por último te trago uma dica que alguns médicos sempre recomendam. Tem alguns alimentos que ajudam bastante.

Opte por alimentos que contenham o aminoácido chamada Triptofano, ele é essencial para evitar a ansiedade, depressão e até insônia. Encontramos ele nas carnes, frango, ovos, banana, queijo, cacau, abacaxi, chocolate negro, entre outros.

E se você é amante dos energéticos, eles são pouco recomendados para que sofre de ansiedade.

Sei quanto é difícil o dia a dia de uma pessoa que sofre deste mal, porém com algumas pequenas mudanças sei que tudo pode melhorar. E não se esqueça, não se cobre demais. Viva um dia de cada vez!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *